Bombinhas é uma bela cidade no litoral catarinense onde ocorre o encontro de duas correntes marítimas diferentes do Oceano Atlântico. Isso confere às suas 39 praias uma biodiversidade marinha única, onde é possível mergulhar e ver uma infinidade de formas de vida nos mares da cidade conhecida como a Capital do Mergulho Ecológico.
Não faltam opções de lazer para garantir diversão a todo o público: além do mergulho, a cidade e suas praias também oferecem passeios de barco, caiaque, bicicleta, pedalinho e até locais com ondas mais agitadas para surfe! Além disso, também há opções de passeios de ecoturismo nas reservas ecológicas da cidade: Parque Municipal da Galheta, Parque Municipal do Morro do Macaco e Parque Municipal Costeira de Zimbros.
Vencendo uma trilha de 1.5km na estrada que leva à Praia da Tainha, a 218 metros de altura, é possível apreciar uma vista de tirar o fôlego no Mirante 360°, de onde é possível ver as enseadas de Zimbros, Canto Grande, Mariscal, Morro do Macaco e, com sorte, em dias de céu claro, até o norte da ilha de Florianópolis!
Uma novidade que certamente também merece uma visita é a Passarela do Costão: um deck com 800 metros de extensão que se inicia na praia de Bombas, passa pela praia do Ribeiro e termina ligando a praia de Bombinhas. A passarela conta com iluminação, garantindo boa visibilidade e acessibilidade a todos para ser aproveitada em qualquer momento do dia!
Além de todas essas opções, aproveite para conferir um pouco mais sobre as principais praias da cidade:
A praia que dá o nome da cidade! É onde fica o centro comercial do município e conta com uma faixa de areia branca, cor conferida pelos cristais de quartzo que a formam. Esses cristais são dotados de um som bastante característico, similar a um estalo, que dá o nome à praia. O mar aqui é calmo, transparente e produz pequenas ondas – uma opção ideal para as crianças. Com um mérito inegável, conquistou o posto de melhor praia do sul do Brasil em uma eleição do site de turismo TripAdvisor!
Uma outra bela praia da cidade – diferente de Bombinhas, o nome da praia aqui é dado pelo som produzido pelas ondas. Mas não se engane: é uma praia com mar tranquilo e uma orla extensa e urbanizada, ideal para caminhadas ou passeios de bicicleta. Apesar de ser uma praia com mar calmo, possui um costão à esquerda com ondas para a prática de surfe.
Esta praia recebe esse nome por permitir a vista para quatro ilhas próximas ao litoral: Ilha das Galés, a Ilha Deserta, a Ilha do Macuco e a Ilha do Arvoredo – essa vista, ao longo do 1km de extensão de mar claro e areias brancas, garantem um cenário belíssimo. A praia possui ondas mais agitadas, sendo um local ideal para a prática de surfe. Em uma eleição do site de turismo TripAdvisor, foi eleita segunda melhor praia do sul do Brasil, atrás apenas da Praia de Bombinhas!
Uma praia belíssima, possui um mar com água cristalina – ideal para a prática de snorkel. A beleza da água e o mar calmo fazem desta uma praia muito apreciada e até mesmo disputada pelos turistas: então, chegue cedo! A praia também conta com diversas atividades como caiaque e stand-up paddle e, para os mais aventureiros, oferece uma trilha cerca de 1km de extensão, ao fim da qual é possível apreciar uma linda vista para a Praia de Bombinhas.
A Praia de Lagoinha é dotada de um mar cristalino, raso e calmo, uma excelente opção para crianças. Além disso, é repleta de belezas naturais, o que garante também ser uma opção maravilhosa para mergulho: é possível encontrar animais marinhos como peixes e tartarugas – visíveis até mesmo de fora da água!
Um bela praia com mar de águas de tons verdes e azuis misturados, recebe esse nome por ser um excelente ponto para a pesca da tainha, muito apreciada na região. Com sorte, a praia ocasionalmente fornece a vista de animais como golfinhos e até mesmo baleias! Embora seja acessível de carro, também é possível acessar a praia a pé por uma trilha com 2km de extensão, que se inicia na Rua Jequitibá.